TIM TIM por TIM TIM: como meu celular foi indevidamente bloqueado

Há mais de um ano, sou cliente da TIM. E não é qualquer celular pré pago, como eu costumava usar até então. Há mais de um ano sou cliente TIM Liberty, com pacote de dados ilimitado e tudo mais. Sempre gostei do serviço e pelo menos cinco membros da minha família tornaram-se também clientes TIM por minha causa. MAS ACABOU O AMOR.

TIM FAIL

TIM desrespeita o consumidor!

Quando me mudei recentemente pra São Paulo obviamente surgiu a necessidade de possuir um telefone paulistano. Porém, para não me desfazer do meu número de Campo Grande, precisei realizar uma manobra junto à operadora, que relato a seguir. Resumindo: a TIM, que estampa em sua campanha o slogan “viver sem fronteiras”, me erigiu uma sólida fronteira, deixando-me longe de casa, offline e incomunicável ao efetuar o bloqueio indevido do meu celular.

Aderi ao TIM Liberty em novembro de 2009, fazendo portabilidadade do meu antigo número de Campo Grande, doravante denominado  “Linha 67″. Na ocasião, ao consultar a vendedora sobre os custos de ligações fora de minha região – pois eu costumava viajar com frequência – ela me informou que incluiria no meu plano uma condição especial que me isentaria de pagar por chamadas recebidas em roaming. O que de fato aconteceu, como vocês podem verificar no meu histórico de faturas logo abaixo.

Kuca Moraes – Histórico de Faturas TIM

Como eu tinha a intenção que manter a Linha 67 para as ocasiões em que eu voltasse à minha cidade natal, a solução foi migrar esta linha do TIM Liberty para um plano pré-pago e readquirir meu plano nos mesmos moldes em uma nova linha paulistana – doravante denominada “Linha 11″.

Ocorre que, à data em que eu solicitei esta migração – dia 22/03/2011 –  a minha conta de março (a última do documento acima)  já havia sido faturada com o período entre 07/02 e 06/03. Por este motivo, solicitei na mesma oportunidade à atendente Arinete que me gerasse um novo boleto com faturamento abrangendo o período entre 07/02 e 22/03 de 2011, de forma que eu pagasse minha conta de março na Linha 67 de uma vez só e desta data em diante lidasse apenas com as contas de minha recém adquirida Linha 11.

A atendente informou que a fatura seria gerada com vencimento no dia 25/04 e registrou a solicitação sob o protocolo nº 2011064063543. A minha surpresa foi constatar, ao receber o documento, que o novo boleto foi gerado com o mesmo período de abrangência da minha conta regular de março, como é possível observar abaixo.

2ª via do Boleto de Março

O Boleto gerado pela Arinete, com mesmo valor da minha fatura de março. Praticamente uma 2ª via.

A surpresa só não foi maior quando recebi a fatura referente ao restante do período, do dia 07/03 até a data da minha migração 22/03/2011, com vencimento também para o final de abril.

A "fatura de abril" com valores referentes a março

Em destaque, o valor das Chamadas Recebidas em Roaming Nacional. Clique pra ampliar.

COMO ASSIM, BIAL?! Por mais de um ano como cliente nunca paguei roaming e agora a TIM me cobra R$214,63 DO NADA?

Será uma retaliação pelo cancelamento do plano? O que por si só já seria ilegal pois, como cliente via portabilidade sem adquirir nenhum aparelho novo, eu não estava atado a contrato de fidelidade. Mas, guess what…

Eu continuo sendo cliente TIM. DUAS VEZES.

Não cancelei a minha Linha 67, apenas fiz um downgrade para um plano pré-pago E readquiri o TIM Liberty na minha nova Linha 11. Sem compreender, liguei no mesmo dia para esclarecer a situação e, quem sabe, desfazer um mal-entendido.

No dia 14/04, a atendente Rosimeire me informou que não possuía acesso a esta “fatura de abril”, registrou a história toda sob o protocolo nº 2011084092024 e pediu que eu retornasse a ligação faltando cinco dias para o vencimento da fatura, quando eles de fato poderiam acessá-la.

Cinco dias depois, em 19/04, fiz novo contato e o atendente Felipe, já com acesso à fatura, sugeriu que fosse registrada uma reclamação (protocolo nº 2011087183209) e que a TIM entraria em contato comigo dentro de cinco dias para comunicar o resultado da contestação. A TIM ligou pra você? Pois é, nem pra mim.

No dia 25/04, data do vencimento dessa fatura bizarra, lá fui eu ligar pra TIM de novo. Afinal eu NUNCA fiquei inadimplente e o fato de eles não terem entrado em contato não ia ser desculpa pra começar. O antendente André consultou o protocolo e me informou que a minha reclamação havia sido considerada improcedente pois o desconto nas chamadas em roaming teria sido encerrado para todos os clientes TIM no dia 28 de fevereiro.

O RLY?! E por que os clientes não foram informados sobre o encerramento? O garoto começou a repetir o resultado ad nauseam enquanto eu repetia ao mesmo tempo a minha história até que, depois de muita insistência, me transferiu para um atendimento de nível superior.

No nível seguinte, o atendente Diogo – depois de repetir o resultado da contestação mais algumas vezes – alegou que a TIM teria enviado comunicação via SMS e por correio informando o encerramento do benefício. Você recebeu? Nem eu.

Chego a duvidar que qualquer cliente TIM tenha recebido tal comunicação. E se eu não recebi, a culpa não é minha a culpa é da TIM! Afinal, eles possuem em seu banco de dados não apenas o meu endereço e obviamente meu número de celular, mas também o meu email pessoal e telefones alternativos. De forma que poderiam ter usado outros vários métodos de contato que não apenas o SMS e o correio. Poderiam até ter me ligado, oras!

Enfim, acho até justo que eles encerrem um benefício. Porém é obrigatório que a TIM informe os clientes sobre o encerramento. O que não aconteceu, e por isso a cobrança das chamadas recebidas em roaming nacional nesta fatura é totalmente indevida.

O atendente Diogo informou que o indeferimento da minha reclamação era a posição final da companhia e a fatura era devida e eu teria que pagar. O que me colocou num impasse:  ou eu pagava e ficava quieto, ou registrava denúncias contra a TIM nos órgãos de defesa do consumidor e tomava as medidas judicialmente cabíveis.

Resolvi fazer ambos. Para tanto, solicitei ao Diogo que me enviasse todos os registros de minhas solicitações junto ao teleatendimento da TIM: o histórico dos protocolos e a gravação das ligações (protocolo nº 2011091137590). No entanto, a história não acaba aqui. Passados nem cinco minutos após encerrado o meu contato acima relatado, wait for it…

A TIM bloqueou o meu celular.

Há uma semana, minha Linha 11 não realiza ligações de natureza nenhuma, nem a cobrar. Não envia SMS, não utiliza o pacote de dados e nem sequer faz a identificação das chamadas que recebo. Estou completamente incomunicável há sete dias.

Precisei contar com a boa vontade de alguém que me emprestasse um celular para registrar ocorrência na Anatel, cujo prazo para manifestação da companhia se encerra hoje. Obviamente, não obtive nenhuma resposta até o momento.

Irônicamente, a poucos dias da ocorrência eu havia publicado este texto em que debatia com meus colegas de especialização a utilidade de telefones fixos e defendia com veemência a utilização exclusiva de celulares e louvava os benefícios da minha operadora móvel nos comentários.

Hoje – 20 dias depois –  baseado na minha experiência, não recomendo a TIM Celular à ninguém. Procure qualquer outra operadora, como eu o farei assim que resolver estas pendências.

Sobre Kuca Moraes

Publicitário, fotógrafo, blogger, especialista em Comunicação Digital pela USP e Analista de Planejamento na Wunderman.
Este texto foi publicado como Destaque, Egotrip e tagueado com , , . Salve o link em seus favoritos.

14 comentários

  1. TIM desgraçada. E agora me ferrei porque tenho que ficar um ano com essa p#$@.

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  2. É um país sem lei de mercado, mesmo! Vou ajudar a divulgar. Quem sabe a propaganda negativa surta algum efeito.

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  3. “Você, sem fronteiras”: Aham Cláudia…
    Como cliente TIM fico frustrada com essa situação, até porque aderi ao Plano TIM Liberty a mais de uma ano também, e assim como você não recebi nenhum aviso sobre cancelamento do beneficio de Roaming Nacional ilimitado.
    Então, já estou pesquisando planos de outras operadoras para precaver que o mesmo não aconteça comigo.
    É uma vergonha!

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  4. Cara, sugiro que você procure o PROCON aí em São Paulo mesmo – às vezes deve ter algo online por aí. Com certeza, eles terão interesse em resolver a situação se você fizer isso, porque, se você entrar judicialmente, é possível que eles sejam condenados ao pagamento de indenização por danos morais. E eles não vão querer isso.
    Eu não sei como os Juizados Especiais funcionam por aí, mas sei que você tem o direito de entrar com uma ação, sem contratar advogado, desde que o valor pedido não ultrapasse 20 salários mínimos. Se você achar o PROCON pouco, pode ir também (ou como segunda alternativa) ao Juizado Especial da sua região, no qual, provavelmente, eles terão um sistema de atendimento em que você faz o relato a um assistente jurídico, que põe a termo e entra com a ação. Você pode pedir os valores cobrados indevidamente (se você os tiver pago, pode pedir o ressarcimento em dobro), danos morais, e que sua linha seja reativada (ou o que mais lhe interessar). Leve todos os documentos, números, contas etc. que tiver (até o relato desse post já parece meio caminho andado).
    Vai dar uma dor de cabeça, e você vai perder algumas horas em filas e atendimentos, mas o meio legítimo de que dispomos… Qualquer dúvida, só mandar (não digo pra ligar, porque acho que você não vai poder…).

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    • Obrigado, Joca.
      Fico feliz de poder contar com seu aconselhamento jurídico mesmo à distância. Vou procurar o PROCON o quanto antes.

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  5. Por aqui tb não foi diferente….
    Recebi minha conta com 159,00 de Roaming Nacional, e o pior de tudo cobrando ligações feita de TIM para TIM. Ué roaming não se era cobrado de operadora para operadora?

    Que pais é esse….?

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  6. Kuca,

    de fato venho insatisfeita com a Tim há muito tempo. Fui cliente fiel de um plano família com 8 números de telefone no ddd 67. Em outubro do ano passado, comecei a tentar cancelar. Não estava fidelizada a nada nem ninguém e minha luta começou. Acontece que foram acumulando faturas em atraso e eu venho tentando negociar o pagamento desde dezembro passado, e eles sempre vem com a história de que em 5 dias a Tim vai ligar e blá blá blá. Semana passada eles suspenderam até o recebimento das ligações, sendo que, há 5 mese venho tentando fazer um acerto com a operadora e ninguém se importa. Eu me importo. Perdi um número usado para trabalho e agora, estou incomunicável, dependendo da boa vontade de alguém dentro da empresa “sem fronteiras” que não deixa vc pagar suas contas.

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  7. Eu tive alguns problemas com a Tim quando mudei de cidade e tentei fazer o mesmo que você. Tem que reclamar mesmo, tem que expor os problemas, e acho que se a Tim for inteligente ela vai tntar arrumar isso.

    Minha solução foi perder o número de Campo Grande, ficar sem telefone pós-pago e usar um pré-pago no meu Iphone… Infelizmente minha paciência acabou muito rápido.

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  8. TODAS as minhas amigas que tinham celular tim e fizeram essa mesma mudança de DDD que você fez no início desse ano tiveram O MESMO problema! Foram umas 4 amigas, fácil. E ninguém nunca recebeu informação de que o benefício havia sido cancelado.

    Todas conseguiram resolver através da Anatel e do Reclame Aqui. Mas, acredito que através do Procon você consiga mais “benefícios” como o Joaquim disse. Já que tem que resolver é melhor ir pelo meio mais doloroso para eles. Afinal, não foi somente um engano. Devem estar fazendo isso com todos. Mas, a maioria brasileira aceita de cabeça baixa e não sabe exigir seus direitos. Então eles lucram em cima desses e pagam os poucos que reclamam.

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  9. a tim é uma das piores fui na loja da tim no shopping penha pra fazer a portabilidade, pois tenho um chip da claro, o atendente disse que ta sem sistema, disse que so faria se fosse no plano tim controle, que é pre pago, meu chip tbem é pré, ou seja eles só fazem a portabilidade se forem no plano deles, liguei na anatel e deram 5 dias pra a tim resolver isso, pessoal é só vcs ligarem na anatel que eles resolvem o problema rapidinho.

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    • Ande,
      no meu caso a Anatel não resolveu.

      Mas é a primeira medida a se tomar, realmente.

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  10. oi, meu celular não da pra colocar credito pq fala “prezado cliente seu celular encontra bloqueado para esse tipo de chamada…” ai eu comprei um novo chip da tim tbm, ai da sem sinal, e quando eu liga até pra tim *144 ou *222 ou qualquer numero que seja da chamada encerrada! já não sei mais o que faço! ajuda quem saber.. Obrigado!

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  11. timm e um lixooo essa porkariaa…

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  12. a tim bloqueou meu numero indevidamente,a tim ta um saco

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